Home

História

O Sistema de redução e transmissão de movimento por pinhão e cremalheira, foi inventado por Leonardo da Vinci (1452-1519. Foi utilizado por Werner Siemes em 1880 como segurança para seu primeiro elevador elétrico. Em 1890 Elisha Otis (Pai da segurança nos elevadores), aplicou o conceito de pinhão e cremalheira aumentando a segurança de elevadores verticais e inclinados de caráter provisório na Torre Eiffel - Paris), sendo o mais seguro até hoje. Dentre outros inventos é responsável também pela invenção das Gruas de: Cabrestante, Torre com Giro e Contrapeso. Sistemas de Polias e Estrutura Treliçada, que preconizaram as gruas atuais.

Pierre PINGON foi um projetista de equipamentos que lançou na França a companhia que levou seu nome. PINGON foi fundada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e era especializada na fabricação e montagem de gruas de torre e outros equipamentos. Em 1959, um engenheiro francês, Rene Bauvin, veio para o Brasil e começou a manufaturar as primeiras gruas na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em cooperação com a Indústria Villares. Ele detinha licença da PINGON-França para fabricar as gruas de torre PINGON, máquinas de leme e outros equipamentos. 20 anos mais tarde, encerrou suas atividades tendo fabricado mais de 700 gruas e 6 elevadores de cremalheira.

A PINGON (Brasil) fundada em 1983, com 28 anos de atividade, detem hoje o maior e melhor corpo técnico específico. Sendo considerada a mais importante e tradicional empresa brasileira na sua especialização.

Rua Silva Vale, 620, Cavalcanti
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21370-360
Tel.: 55 21 3513-9600

©2011 Pingon Elevadores e Gruas - Todos os direitos reservados